As águas subterrâneas (água de poço) são uma fonte importante de água doce para aproveitamento humano ou para aplicações industriais. A maneira mais comum de se captar essas águas é através da perfuração de poços. Contudo, em muitos casos, pode trazer riscos de contaminação, e podem apresentar, turbidez, odores e excesso de minerais, como ferro e manganês. Essas características podem tornar a água imprópria para uso, necessitando, portanto, um tratamento prévio da água de poço para sua utilização.
No caso de indústrias alimentícias e de bebidas, por exemplo, a água deve ter um elevado grau de pureza, caso utilizada como ingrediente ou nos processos que possa entrar em contato com as superfícies ou com o produto final. Os estabelecimentos que utilizam água de captação subterrânea ou superficial devem ser responsáveis pelo tratamento da água, para o cumprimento da Portaria nº 2.914/2011, controle de qualidade da água, bem como laudos de análises que demonstrem a qualidade da água potável utilizada nas áreas de produção.
Para cumprir esses parâmetros de qualidade, é possível substituir o tratamento com produtos químicos tradicionais pelo tratamento com ozônio. O ozônio é responsável por eliminar microrganismos (sanitização) e ainda contribuir para reduzir a presença de minerais, sendo mais eficaz e econômico. Após sua utilização, não deixa resíduos químicos tóxicos, se tornando, pois, uma alternativa ainda mais segura e sustentável.
A análise físico-química e microbiológica da água é, certamente, a tarefa mais importante para assegurar que a cor, odor, sabor, composição, e outros aspectos importantes estejam dentro das normas adequadas para consumo e uso. As águas de poços artesianos são classificadas como água bruta (assim como as águas de rios, lagos). Logo, são águas sem qualquer tipo de tratamento, não atendendo aos padrões de consumo humano.
A qualidade dessas águas é muito variável, pois as águas se deslocam em terras subterrâneas e assim podem ser contaminadas e captar minérios, como ferro e manganês. Sendo assim, os maiores problemas dessas águas são a turbidez e presença de cor, influenciada diretamente pela presença de materias sólidos em suspensão.
O tratamento para a água de poço tradicional é a cloração, que consiste em adicionar solução de hipoclorito de sódio para a sanitização da água. Porém, em certas indústrias é necessário realizar a decloração, removendo os residuais de cloro presentes após o tratamento, é o caso das cervejarias e vinícolas. Outra etapa importante é a filtração, para remover sólidos e impurezas, e tecnologias mais avançadas como o sistema de osmose reversa e o sistema de desmineralização. Essas tecnologias acabam elevando o custo do tratamento, pois filtros não são baratos e precisam de periódicas trocas. Além do mais, podem não ser suficientes para remover todas as impurezas presentes na água de poço.
Já o tratamento com ozônio, que é um gás natural, é altamente eficaz na eliminação de bactérias, vírus e outros microrganismos presentes na água. Além disso, o ozônio, por seu alto poder oxidativo, é capaz de oxidar os minerais indesejáveis, como ferro e manganês. Ao sofrerem oxidação, esses minérios se tornam insolúveis, sendo facilmente possível sua remoção com filtros simples de areia ou com carvão ativado.
Com um gerador de ozônio é possível solubilizá-lo em água para oxidar e eliminar os microrganismos patogênicos. Inclusive, a água ozonizada pode ser utilizada em um sistema de irrigação para hortaliças, combatendo pragas. Já no caso de outros parâmetros como pH, dureza e alcalinidade, a ação do ozônio não irá promover nenhuma alteração significativa, ou seja, a combinação com outras tecnologias é o que constitui os sistemas de ozonização da WIER.
O uso do ozônio no tratamento de água de poço oferece diversas vantagens em relação aos métodos tradicionais. Além de ser mais eficaz na eliminação de microrganismos e impurezas, o ozônio é mais seguro e econômico. Isso porque ele não deixa resíduos tóxicos na água tratada e não requer o uso recorrente de produtos químicos ou filtros mais caros.
Outra vantagem do uso do ozônio no tratamento de água é a sua capacidade de remover odores, cores e sabores desagradáveis, importantíssimo para indústrias de bebidas e alimentos. Esses são alguns dos motivos que fazem o ozônio ser uma das técnicas mais eficazes e econômicas para o tratamento de água atualmente disponíveis. Isso fez com que nossos clientes preferem a tecnologia do ozônio frente ao tratamento tradicional, assista ao vídeo abaixo: