O setor hoteleiro passou por mudanças importantes nos últimos anos. A oferta de leitos aumentou (segundo pesquisa do IBGE são mais de 2,4 milhões em todo o Brasil) principalmente pela chegada de novos modelos de hospedagem, com quartos mais funcionais.
Por isso, a disputa pelo hóspede ficou mais acirrada e não é só o preço que conta para conquistá-lo. A qualidade do serviço e a limpeza do quarto influenciam bastante na decisão final. Até porque são pontos que estão sempre em destaque nos sites de avaliação.
No caso da limpeza, o hotel deve sempre tratar o assunto como prioridade e adotar ações eficientes para que o hóspede encontre o quarto sempre impecavelmente limpo. Isso porque muitas vezes a falta de cuidado com a limpeza fica visível na poeira nos móveis ou no mofo na parede.
Com um Smartphone em mãos, o hóspede incomodado poderá tirar fotos e compartilhar em suas redes sociais e até em sites de avaliação, o que não será nada bom para o hotel.
Por isso, reunimos neste post dicas sobre como limpar o quarto do hotel com mais eficiência. Confira a seguir:
Rotina e treinamento
Avalie a rotina de limpeza que o hotel possui atualmente: Está apresentando resultado? Que tipo de limpeza é feita? É uma limpeza aparente ou é uma “limpeza pesada”? O papel da governanta é fundamental para avaliar o trabalho e propor melhorias na rotina de limpeza dos quartos.
Crie critérios para avaliar a qualidade da limpeza: De qualquer forma, mesmo se não contar com o trabalho de uma governanta, para limpar o quarto com mais eficiência, avalie como vem sendo feito o trabalho e que mudanças precisam ser feitas para que o trabalho dê resultados mais positivos. Estude criar critérios para que a qualidade da limpeza seja analisada e alcance o patamar desejado.
Confira a frequência com que a limpeza é feita: Pode-se fazer a limpeza de forma alternada, diariamente ou a cada dois dias. Leve em conta a taxa de hospedagem do hotel, e intensifique a limpeza de acordo com a demanda.
Valorize a opinião do seu hóspede sobre a limpeza do quarto
Nesta etapa de avaliar rotina e treinamento, outra medida a ser adota é uma pesquisa de satisfação do hóspede. Pergunte:
O quarto estava limpo, de acordo com sua expectativa?
Havia algum mau odor ou sinal aparente de mofo?
Havia algum cheiro, como o de cigarro, impregnado no ar?
Havia sinal de poeira nos móveis?
O banheiro estava limpo e higienizado?
De 0 a 10, qual nota dá para a limpeza do quarto?
De 0 a 10, quanto a limpeza do quarto influência na decisão de se hospedar novamente no hotel?
O que considera mais importante na limpeza do quarto?
Esse tipo de obtenção de dados ajuda a desenvolver melhorias assertivas a partir da visão do cliente.
Também é um meio de demonstrar que o hotel está interessado na opinião do hóspedeantes mesmo que ele possa tornar público nos sites de avaliação qualquer tipo de insatisfação.
Soluções eficientes
Logística de limpeza: começar sempre pelo fundo e terminar na porta para evitar que o pó se acumule em lugares que já foram limpos.
Evite a contaminação: Outra dica é aplicar limpador de vidros nos espelhos. Na limpeza do banheiro, é recomendado usar panos diferentes para limpar o vaso sanitário e a pia para evitar contaminação.
Eliminar os contaminantes que causam maus odores e mofo: É certo que varrer, passar o aspirador, encerar o piso, tirar o pó de móveis e luminárias, trocar roupa de cama, recolher o lixo e limpar o banheiro são ações importantes, mas não são suficientes para lidar com maus odores e o surgimento de mofos.
Para suprir isso, uma das ações que o hotel pode passar a adotar é ahigienização dos quartos de hotel com o uso de um gerador de ozônio, como o fabricado pela WIER.
As propriedades do gás ozônio, com seu alto poder oxidante, combate com eficiência maus odores impregnados, como os causados pelo uso de cigarro, e micro-organismo, como bactérias, ácaros e fungos de mofo.
Com o gerador, a equipe de limpeza higieniza e desodoriza os quartos do hotel de forma natural. Elimina o uso de produtos químicos, também justifica o interesse cada vez maior do setor hoteleiro neste tipo de tecnologia sustentável.
A praticidade é outro sinal da eficiência do gerador de ozônio na limpeza do quarto de hotel. Pode ser implementada sem dificuldade na rotina da equipe de camareiras e faxineiras.
É só abrir as portas de armários e gavetas, ligar o gerador na tomada e fechar a porta. A aplicação ocorre uma única vez, por 20 minutos e de forma automatizada por meio do temporizador. Em seguida o quarto já pode voltar a ser usado novamente, livre dos maus odores e do mofo.
Seu hotel quer ter uma limpeza mais eficiente? Consulte a equipe da WIER para conhecer a linha de gerador de ozônio ideal para o setor hoteleiro.