IR PARA A LOJA NOSSO WHATSAPP
agosto 4th, 2023
Armazenamento de grãos em silos com o poder do ozônio
armazenamento de grãos
COMPARTILHE:
Facebbok WhatsApp Twitter

Durante o armazenamento, a interação entre mircrorganismos, como fungos e bactérias, contribui para danificar os grãos armazenados, o que representam uma grande perda da pós-colheita. A presença desses microrganismos gera doenças, ou por exemplo microtoxinas dos fungos, deteriorando as características organolépticas e a qualidade nutricional do grão.

O uso de produtos químicos para evitar a proliferação de pragas e fungos vem se tornando um grande problema atualmente. As limitações associadas ao uso de produtos químicos/pesticidas para a desinfecção de grãos alimentícios levaram a busca de uma tecnologia mais segura para o consumo humano, o ozônio. Sua utilização na agricultura vem se tornando atraente, pois, além de poder gerá-lo no próprio local de aplicação, evita problemas com embalagens e contaminação de usuários.

O ozônio, por ser um poderoso oxidante, tem um enorme potencial para garantir a desinfecção e segurança alimentar no armazenamento de grãos em silos. Já que, ao mesmo tempo em que mantém o perfil funcional e nutricional, prolonga sua vida útil. O ozônio sofre autocomposição em oxigênio molecular (O2), portanto não deixa resíduos químicos tóxicos nos alimentos e ambiente.  O uso de ozônio é uma alternativa mais segura, econômica e eficaz em comparação com outros produtos químicos utilizados para esse fim.

Cuidados no armazenamento de grãos

A forma de armazenamento, o nível tecnológico e o clima local estão associados às perdas quantitativas na pós-colheita de grãos. Além disso, fatores como o ataque de insetos, a aeração inadequada, a falta de monitoramento pelo sistema de termometria e o armazenamento dos grãos com teor de água inadequado podem contribuir para prejuízos irreversíveis, uma vez que se trata do produto final.

A produção de micotoxinas por fungos depende das condições ambientais, da espécie fúngica e do tipo de grão, bem como das condições de colheita, manuseio e armazenamento. Os gêneros mais preocupantes dos fungos são Aspergillus e Penicillium sp. que se proliferam durante o armazenamento de grãos.

Riscos durante o armazenamento

O armazenamento de grãos em silos pode apresentar alguns riscos, especialmente se não forem tomadas medidas adequadas para garantir a segurança dos grãos e dos trabalhadores envolvidos no processo. Alguns dos principais riscos incluem:

  • Acúmulo de gases tóxicos, como monóxido de carbono e dióxido de carbono, que os próprios grãos podem produzir durante o armazenamento;
  • Explosões causadas pelo acúmulo de gases inflamáveis;
  • Contaminação por micotoxinas produzidas por fungos que crescem nos grãos;
  • Perda de qualidade e valor dos grãos devido a fatores como umidade, temperatura inadequada, infestação de pragas e doenças.

Benefícios do gás ozônio no armazenamento de grãos

O uso do ozônio no armazenamento de grãos em silos pode trazer vários benefícios. Os geradores de ozônio são equipamentos que produzem ozônio a partir do oxigênio presente no ar ambiente. Liberando, então, o ozônio dentro do silo, onde ele se espalha pelo seu interior e elimina os microrganismos presentes.

O ozônio possui propriedades antimicrobianas, sendo capaz de controlar o crescimento de fungos e bactérias, o que ajuda a prolongar a vida útil dos grãos e manter sua qualidade. Além disso, o ozônio não deixa resíduos tóxicos nos grãos ou no ambiente, é uma alternativa mais segura e ecológica em comparação com outros produtos químicos utilizados para esse fim.

O uso de ozônio pode reduzir as perdas quantitativas e qualitativas dos grãos durante o armazenamento, sem afetar as principais características dos grãos. Ou seja, o sabor, o aroma, valor nutricional e propriedades físicas continuam intactas.

A aplicação do ozônio pode ser feita de forma simples e eficiente, sem a necessidade de equipamentos complexos ou mão de obra especializada. Por esses motivos, o uso de ozônio tem se tornado cada vez mais comum no armazenamento de grãos em silos.

Então, se você busca uma alternativa mais eficaz e econômica para o controle de pragas e fungos no armazenamento de grãos em silos, considere o uso de geradores de ozônio. Entre em contato com nossa equipe.

 

Saiba+: Reportagem TECH SC | OZONIOTERAPIA É USADA PARA DIMINUIR AGROTÓXICOS EM PLANTAS EM SC | GLOBOPLAY

ozônio em alimentos