IR PARA A LOJA NOSSO WHATSAPP
outubro 31st, 2023
Alimentos in Natura: o ozônio promovendo segurança alimentar
alimentos in natura
COMPARTILHE:
Facebbok WhatsApp Twitter

A indústria alimentícia no Brasil é bastante diversificada e oferece uma ampla variedade de alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras, ovos, leite e derivados. Além disso, há uma crescente demanda por esses alimentos e os orgânicos, produzidos de forma mais sustentável, o que tem impulsionado a sua oferta. No entanto, é importante garantir a segurança alimentar, garantindo que esses produtos cheguem às mesas do consumidor de forma segura e livre de contaminações.

A contaminação dos alimentos in natura pode ocorrer de diversas formas, desde o uso inadequado de agrotóxicos até a presença de microrganismos nocivos à saúde. Além disso, alimentos in natura também podem ser contaminados por fungos que produzem toxinas (micotoxinas) prejudiciais à saúde humana. A aflatoxina, produzida pelo fungo Aspergillus flavus, é uma das toxinas mais comuns em alimentos como amendoim, milho e castanhas.

Além do risco de ingerir um alimento contaminado, a indústria enfrenta a dificuldade em manter a qualidade e frescor até a chegada nas prateleiras. Com isso, há uma maior preocupação devido ao desperdício desses alimentos, já que o armazenamento inadequado ocasiona sua deterioração, causando perdas significativas e desperdício. É nesse contexto que os geradores de ozônio WIER se destacam, oferecendo uma solução eficiente para aprimorar a segurança alimentar. Com isso é possível diminuir prejuízos e, então, maximizar a produtividade a partir da tecnologia do ozônio.

Como o ozônio pode melhorar a segurança dos alimentos in natura:

O ozônio é um gás natural composto por três átomos de oxigênio (O3). Ele possui propriedades altamente oxidantes e antimicrobianas, o que o torna altamente eficaz na eliminação de bactérias, fungos, vírus e outros microrganismos presentes nos alimentos in natura e até no ambiente. Os geradores de ozônio da WIER utilizam dessa tecnologia promissora para realizar uma desinfecção avançada e segura, reduzindo significativamente o risco de contaminação.

Alimentos in natura podem apresentar diversos problemas de segurança alimentar, principalmente relacionados à contaminação por microrganismos patogênicos, como bactérias, vírus e fungos. A falta de higiene na manipulação e armazenamento desses alimentos pode levar à proliferação de bactérias como Salmonella, Escherichia coli e Listeria monocytogenes, que podem causar doenças graves. Alguns alimentos in natura, como frutas e verduras, podem adquirir contaminação por vírus transmitidos por água ou solo contaminados. O norovírus é um exemplo comum de vírus que pode causar doenças gastrointestinais em humanos.

Normalmente, para se garantir a desinfecção desses alimentos se abusa no uso de agrotóxicos ou na utilização de produtos químicos como o cloro, peróxido de hidrogênio ou ácido peracético. Esses produtos, porém, ao tirar um problema podem trazer outro, produzindo subprodutos tóxicos ou deixando resíduos químicos nos alimentos. O ozônio, ao contrário, não deixa produtos tóxicos pois se degrada em oxigênio após a sua ação, sendo 100% natural e seguro para a utilização na indústria alimentícia.

removendo agrotóxicos alimentos in natura

Benefícios do ozônio para os alimentos in natura:

Além de garantir a segurança alimentar, o uso do ozônio traz uma série de benefícios para além dos alimentos in natura. Um dos principais é a prolongação da vida útil dos produtos, já que o ozônio é capaz de inibir a atividade de enzimas e eliminar microrganismos responsáveis pelo processo de deterioração. Isso significa que os alimentos podem prolongar o armazenamento por muito mais tempo sem perder suas propriedades nutricionais e sem comprometer a sua qualidade.

Outro benefício do uso do ozônio é a redução do uso de produtos químicos e agrotóxicos, não tendo que lidar com o manuseio, armazenamento e nem os custos associados. Enquanto os métodos tradicionais de desinfecção utilizam agentes químicos que podem deixar resíduos nos alimentos, o ozônio é um processo natural que não deixa nenhum tipo de resíduo tóxico. Isso não apenas torna os alimentos mais seguros para consumo, mas também contribui para a preservação do meio ambiente, atendendo compromissos da sustentabilidade.

alimentos in natura a granel graos in natura

Os geradores de ozônio da WIER proporcionam praticidade e versatilidade, permitindo a aplicação em diversos setores do processo produtivo. Durante o transporte ou armazenamento dos alimentos in natura por exemplo, o gás ozônio é dispersado pelo ambiente criando uma atmosfera totalmente livre dos patógenos. Ou também realizando uma higienização, lavando com água ozonizada que remove as sujeiras ao mesmo tempo que sanitiza e desinfeta tanto os alimentos quanto equipamentos.

 Conheça o gerador de ozônio SANIT – Youtube