A indústria de alimentos tem enfrentado diversos desafios ao longo dos anos, desde a necessidade de manter a qualidade dos alimentos até a busca por soluções sustentáveis para a produção. Certamente, um dos maiores problemas enfrentados pela indústria é a contaminação microbiológica, que pode causar prejuízos financeiros e danos à saúde dos consumidores.
Felizmente, a tecnologia tem avançado bastante na busca por soluções eficazes para esse problema. Uma dessas soluções é o uso do ozônio, um gás natural sendo capaz de utilizá-lo tanto na forma gasosa quanto solubilizado em água.
O ozônio é um excelente agente oxidante e desinfetante, então é capaz de eliminar microrganismos patogênicos como bactérias, vírus e fungos. Além disso, ele não deixa resíduos tóxicos e é totalmente seguro para o meio ambiente.
As possíveis aplicações do ozônio na indústria de alimentos e bebidas são diversas. Tanto a água ozonizada quanto o gás ozônio pode ser utilizados para desinfecção e sanitização de equipamentos, superfícies e os próprios alimentos. Em gás, por exemplo, em ambientes de armazenamento dos alimentos, a dispersão do ozônio consegue alcançar lugares que a limpeza comum não alcança. Assim, combatendo pragas e microrganismos os alimentos os conservando por muito mais tempo, prolongando sua vida útil. Já que esses microrganismos são responsáveis pela degradação dos alimentos, reduzindo então o desperdício e os custos associados.
Na forma de água ozonizada para lavagem de frutas, legumes, verduras entre outros alimentos, com isso, esse banho de ozônio limpa e desinfeta ao mesmo tempo. Como também na limpeza interna dos equipamentos (limpeza CIP), embalagens e garrafas para envase de bebidas. Sem a necessidade de utilizar produtos químicos tóxicos, como cloro, o ácido peracético, o hipoclorito, que precisam de enxágue e sempre deixam resíduos químicos. Assista a reportagem da TechSC mostrando o uso dos geradores de ozônio da WIER para limpeza de garrafas de cerveja:
Pode-se utilizar o ozônio também no tratamento de água, atualmente consideram o ozônio como o melhor e mais seguro sanitizante, melhorando a qualidade da água de produção para cervejas, vinhos, entre outras. Além da água de produção, o ozônio vem ganhando espaço para aperfeiçoar o tratamento dos efluentes, pois consegue degradar resíduos tóxicos das operações antes de chegar ao meio ambiente. Sendo um tratamento de baixo custo e fácil instalação, é uma solução prática para alcançar parâmetros exigidos por lei.
Implementar um sistema de ozonização na indústria de alimentos traz diversos benefícios para a operação e o faturamento da empresa – uma solução sustentável e ecologicamente correta. Aqui estão alguns desses benefícios:
Facilidade de implantação: A tecnologia de ozônio é relativamente simples de ser implementada nos processos industriais. Integrando o gerador de ozônio nas operações já existentes de forma eficiente e prática.
Segurança na descontaminação: O ozônio possui um poder superior de descontaminação em comparação a outros agentes químicos utilizados na indústria de alimentos. Ele é eficaz na eliminação de microrganismos, como bactérias, vírus e fungos, garantindo a segurança dos alimentos.
Redução de produtos químicos: Ao utilizar o ozônio, não há a necessidade de manipular produtos químicos tóxicos, assim como é capaz de remover os resíduos químicos da água ou alimentos. Assim, reduzindo os riscos de contaminação dos alimentos, trabalhadores e consumidores envolvidos no processo
Preservação das propriedades dos alimentos: O ozônio não altera o sabor, o odor e as propriedades nutricionais dos alimentos. Isso significa que os alimentos tratados com ozônio mantêm sua qualidade e características originais.
Aumento do shelf life: O uso do ozônio na indústria de alimentos contribui para o aumento da vida útil dos produtos. Ao eliminar microrganismos e retardar a deterioração, o ozônio ajuda a reduzir o desperdício e os custos associados.
Degradação de resíduos de agrotóxicos: O ozônio é capaz de degradar resíduos de agrotóxicos presentes nos alimentos, contribuindo para a redução da exposição a essas substâncias químicas. Como demostrado na reportagem a seguir – Tech SC | Ozonioterapia é usada para diminuir agrotóxicos em plantas em SC | Globoplay