Se você é uma pessoa que sofre com problemas respiratórios, sabe o quanto é importante manter o ar que respiramos limpo e saudável. Quanto mais nos aproximamos do verão e de climas mais quentes, mais utilizamos o ar-condicionado para manter o ambiente do interior do veículo agradável. Porém, o ar-condicionado pode espalhar partículas de poeira, pólen, bactérias ou outros microrganismos no ar, o que pode se espalhar pelo ambiente e afetar as pessoas dentro do veículo. E uma das maneiras mais eficientes de garantir uma completa desinfecção é através do uso do ozônio, realizando a oxi-sanitização do ar-condicionado.
O ar-condicionado pode ficar contaminado de várias maneiras, como por exemplo o crescimento de mofo e bactérias nas partes internas do ar-condicionado devido à umidade. Outra forma é a entrada de poluentes externos, como fumaça, pólen, poluição do ar, entre outros. Por isso, a oxi-sanitização regular pode evitar crises respiratórias e aumentar a eficiência do sistema. Assim, eliminando problemas de contaminação e promovendo saúde com um ar mais saudável e purificado, além de evitar novos custos de manutenção e trocas de filtro do veículo.
Mas afinal, o que é o ozônio e como ele é capaz de sanitizar e descontaminar o ar-condicionado? O ozônio é uma molécula composta por três átomos de oxigênio, possui um alto poder oxidante capaz de combater vírus, bactérias, fungos e outros microrganismos presentes no ar. No processo de oxi-sanitização, um gerador de ozônio é utilizado para produzir o gás ozônio. Introduzindo, então, esse gás no automóvel, ele circula pelo sistema e entra em contato com as superfícies, dutos, serpentinas e filtros.
O ozônio reage diretamente com os microrganismos presentes no interior do veículo, oxidando suas estruturas celulares e reduzindo drasticamente a presença desses organismos. Isso ajuda a eliminar bactérias, vírus, fungos e outros patógenos que possam estar presentes no ar-condicionado. Além da ação antimicrobiana, a oxi-sanitização também atua na descontaminação química. O ozônio é capaz de neutralizar moléculas responsáveis por odores indesejados, como cheiro de cigarro, ou outros poluentes tóxicos deixando o ar mais fresco e purificado.
A oxi-sanitização é a mais eficiente e mais prática descontaminação de ar-condicionado. O método da oxi-sanitização de ar-condicionado vem sendo muito buscado, tanto pelo alto poder de descontaminação da oxi-sanitização automotiva, quanto pela excelente oportunidade de negócio que está em utilizar o ozônio, visto que uma oxi-sanitização automotiva tem um preço médio de 120 a 250 reais por aplicação.
Essa técnica, além de ser atestada por laudos de laboratório, tem sido muito
utilizada tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais e automotivos. A oxi-sanitização consegue atuar diretamente em dois problemas: na purificação do ar pela tecnologia do plasma frio e na descontaminação do ambiente com a liberação do ozônio.
Por se tratar de um gás, ele alcança lugares de difícil acesso, descontaminando os filtros, dutos, e todo sistema interno do ar-condicionado. Assim, a oxi-sanitização é melhor do que a limpeza convencional, e sem precisar desmontar o equipamento ou trocá-lo. Com uma eficiente desinfecção microbiológica, mas também descontaminação de ordem química – como poluentes tóxicos, cheiros de cigarro e outros odores.
Mas por que a oxi-sanitização é considerada a mais eficiente e prática forma de descontaminação de ar-condicionado? Primeiramente, porque o ozônio possui o poder oxidante mais forte e seguro, não deixa resíduos, sendo uma tecnologia verde. Além disso, é capaz de atingir todos os cantos e recantos do sistema de ar-condicionado, eliminando microrganismos que outros métodos não conseguem alcançar. Além disso, a oxi-sanitização é um processo rápido, prático e versátil, com apenas um equipamento gerador é possível oxisanitizar qualquer veículo.
Outra vantagem da oxi-sanitização é que ela não prejudica o funcionamento do sistema de ar-condicionado, ao contrário de outros métodos que podem danificar as peças e componentes do equipamento. E além de garantir um ambiente mais saudável e seguro para as pessoas, a oxi-sanitização também ajuda a prolongar a vida útil do sistema de ar-condicionado.
Portanto, se você deseja manter a qualidade do ar que respira e evitar problemas respiratórios, a oxi-sanitização de ar-condicionado com ozônio é a melhor opção. Procure por empresas especializadas e garanta um ambiente saudável e livre de micro-organismos nocivos à saúde.