A aplicação do ozônio na indústria têxtil tem se mostrado uma solução promissora para enfrentar diversos desafios enfrentados por esse setor. Um dos principais problemas é o uso de produtos químicos agressivos, que podem causar danos ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores. O consumo de água excessivo nas indústrias têxteis certamente produz efluentes líquidos com uma variedade de substâncias prejudiciais ao meio ambiente. Como por exemplo: corantes, produtos químicos, metais pesados e outros poluentes orgânicos.
Nesta perspectiva o ozônio, um oxidante muito forte, surge como solução alternativa sustentável e eficiente muito atrativa pode substituir esses produtos químicos nocivos. Então garantindo a qualidade dos produtos têxteis sem comprometer o meio ambiente. Além do tratamento do efluente têxtil ser capaz de remover corantes e outros contaminantes ambientais, adequando às regulações ambientais. A partir do uso do ozônio, permite ainda a reutilização do efluente em outros processos, evitando desperdícios e consumo excessivo de água.
Ozônio, a forma triatômica do oxigênio, é um gás incolor de odor pungente. Em fase aquosa, o ozônio se decompõe rapidamente a oxigênio e espécies radicalares. O ozônio é um agente oxidante poderoso (E0 = 2,08 V) quando comparado a outros agentes oxidantes conhecidos como por exemplo H2O2 (E0 = 1,78 V) permitindo com que esta espécie reaja com uma numerosa classe de compostos.
A ozonização é um método alternativo para alvejantes e de clareamento, oferecendo diferentes efeitos de padrão e desbotamento em lavagem de jeans, além de melhorar o tingimento dos tecidos. Portanto, reduz significativamente o tempo de processo, produtos químicos e resíduos, consumo de água e energia, e a produção de água residual. Como também pode utilizá-lo como um tratamento antifeltrante mais ecológico, proporcionando um melhor branqueamento que os processos convencionais, como por exemplo usando hipoclorito de sódio.
O processo de ozonização é uma alternativa potencial para a descoloração do efluente, apresentando como resultados baixas concentrações de cor, DBO, turbidez. Assim, adequando o efluente para ser lançado ao meio ambiente, ou retornar ao processo como água de reuso. a técnica de tratamento com ozônio mostrou-se eficaz na remoção de cor que é ocasionada por corantes orgânicos, um dos maiores problemas apresentados no seu descarte
A utilização do ozônio, permite aperfeiçoar os sistemas de tratamentos de efluentes e permite o reuso ou descarte, podendo ser combinado com técnicas convencionais. O ozônio se degrada em oxigênio em poucos minutos, ou seja, possui a vantagem de não gerar subprodutos tóxicos em sua aplicação. Portanto, a ideia é substituir os produtos químicos mais agressivos por métodos mais sustentáveis e eficientes, visando reduzir o impacto ambiental da indústria têxtil.
Assim, ele melhora o processo de coagulação e floculação devido à formação, após a ozonização, de grupos carboxílicos e fenólicos, os quais auxiliam a adsorção de compostos orgânicos e hidróxidos metálicos. Existe case em que a utilização de ozônio em uma máquina de tingimento pôde diminuir o uso de água em até 57% e reduziu em 40% o tempo de lavagem do corante hidrolisado, sem afetar a qualidade do tingimento.
Como também o consideram uma alternativa viável para a substituição do processo convencional com peróxido de hidrogênio, não só devido à sua maior eficiência, mas também pela redução de tempo de aplicação e a temperatura ambiente, economizando energia. Já existem aplicações que indicam que o processo de pré-alvejamento com ozônio a frio é promissor na indústria têxtil, pois além de eliminar a utilização de peróxido de hidrogênio e hidróxido de sódio, reduz o tempo de processo em 60% e diminui o consumo de água em 50%.
A utilização do ozônio não apenas aperfeiçoa os processos da indústria, como contribui para minimizar o impacto ambiental e a preservação do meio ambiente. Essa tecnologia contribui no compromisso em consonância com as práticas mundiais do desenvolvimento sustentável.
Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a sustentabilidade. Transforme sua produção têxtil com a solução sustentável com os geradores de ozônio da WIER, entre em contato com nossos especialsitas