Quem tem uma piscina residencial, em casa ou em apartamento, sabe como é frustrante quando em um dia ensolarado não poder se refrescar por causa da água estar suja. Isso porque uma água de piscina não tratada pode estar contaminada por diversos microrganismos. Ainda mais que se torna um local propício para o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Nesse artigo te explicamos como tratar sua piscina residencial com ozônio, evitando problemas associados ao uso de produtos químicos tradicionais. Como a irritação dos olhos ou mucosa relacionadas ao uso excessivo de cloro. Como também contribui para economizar na manutenção preventiva por reduzir drasticamente o uso desses químicos. Com isso, tratar a piscina residencial com ozônio proporciona um banho em uma água mais cristalina, natural.
Primeiramente, é importante cuidar não somente da água, mas também do redor da piscina. Portanto, para a limpeza da piscina leia o “Tudo o que você precisa saber sobre a limpeza de piscinas: Passo a passo completo!”. Lembre-se também de utilizar um limpa bordas para eliminar as manchas e incrustações da sua piscina.
Dessa forma, tratar água de piscina se relaciona a corrigir certos parâmetros de qualidade da água, sejam eles químicos, biológicos e físico-químicos. Essa etapa é imprescindível para manter a qualidade da água mais saudável e segura: A mediação e correção dos parâmetros da água, como o balanceamento químico do pH e alcalinidade, cloro livre, cloraminas, entre outros.
Para verificar esses parâmetros existem atualmente diversos tipos de testes de fita que precisa apenas inserí-lo numa amostra de água da piscina. Quando em contato com a água, a fita reage com um indicador colorido que se refere a um espectro de cores que podem ou não estar adequados.
A tecnologia de tratamento de piscinas baseada no gás ozônio tem ganhado cada vez mais espaço. Assim como o cloro, o ozônio é um ótimo sanitizante, porém vale destacar que o ozônio é o melhor e mais poderoso sanitizante disponível. Ele é capaz de agir contra uma ampla diversidade de microrganismos, como fungos, bactérias, vírus e até algas. Por isso que tratar piscina com ozônio é muito frequente em clubes, academias e condomínios visando a economia do cloro. O uso de ozônio para a limpeza e manutenção de piscinas residenciais é uma tecnologia bastante promissora para tratar piscinas. Pois apresenta inúmeras vantagens em relação aos procedimentos convencionais:
Reduza drasticamente o uso do cloro. O que representa uma redução de custos significativa, já que os geradores de ozônio não necessitam de custos adicionais de manutenção, utiliza apenas a eletricidade para o seu funcionamento.
A redução do cloro evita a formação de cloraminas e os problemas de saúde em decorrência de seu uso. Portanto, diga adeus às irritações nos olhos, na pele e mucosas.
O ozônio, por conta do seu maior poder oxidante, permite uma rápida ação, mais eficiente e segura.
Por causa do ozônio conseguir degradar compostos presentes na água que a deixa turva, e ao evitar o uso de produtos químicos a água se torna mais natural. Pode-se também realizar a construção de uma piscina natural, como o case a seguir
O ozônio surgiu como uma nova forma de tratar piscina residencial, seja em casa ou condomínios. Pois com ele é possível ter uma piscina extremamente cristalina sem ter que utilizar grandes quantidades de cloro diariamente. Nesse sentido, você pode utilizar um gerador de ozônio como os desenvolvidos e comercializados pela Wier. O ozônio age após o sistema de filtragem, no qual retiram-se as impurezas maiores, portanto atua na desinfecção e degradação de compostos presentes na água.
A partir do momento que você tem uma piscina com ozônio, o processo é simples. Isso porque há um ciclo de higienização da água dentro da instalação para que o líquido retorne para a piscina. Assim, automatiza o processo de tratamento da piscina de casa e evita que esse processo seja trabalhoso e você possa disfrutar mais tempo livre. Ao mesmo tempo que economiza produtos químicos e com manutenção dos equipamentos por utilizar apenas ar e energia elétrica para o seu funcionamento.
Por fim, veja aqui como fica o esquema de instalação do gerador de ozônio da Wier: