Um banho de piscina é diversão garantida para toda a família. Porém, um descuido na limpeza da mesma pode comprometer a saúde dos banhistas e trazer consequências graves à saúde.
Você sabe quais são os procedimentos mais adequados para a limpeza de piscinas de maneira mais eficiente ?
A esta altura você já sabe que é uma tarefa que exige paciência e cuidado extremo. Mas é possível utilizar as técnicas certas para realizar a manutenção da piscina de forma mais simples e rápida. Além de descontaminá-la das bactérias e microorganismos sem prejudicar a saúde dos usuários e ainda reduzir custos.
Então confira a seguir o passo a a passo completo:
Este procedimento envolve a retirada das folhas e dos resíduos em suspensão, uso do decantador, aspirar o fundo e as bordas da piscina, limpar os filtros e o skimmer, entre outros.
O coração da piscina, onde ficam a bomba que recircula a água e o filtro que remove impurezas maiores. Ambos são equipamentos que necessitam de supervisão frequente para manter seu correto funcionamento.
Essas ações vão impedir que a sujeira se acumule e desequilibre a água, evitando que seja contaminada, além de ajudar a economizar em produtos químicos e reduzir gastos e tempo no cuidado com a piscina.
Essa etapa é imprescindível para manter a qualidade da água mais saudável e segura: A mediação e correção dos parâmetros da água, como o balanceamento químico do pH e alcalinidade, cloro livre, cloramina e metais.
Como no caso da bomba e do filtro, as medições devem ser feitas com frequência, antes de qualquer produto químico ser adicionado à água, para observar se a piscina está mesmo adequada para banhos.
Irritações nos olhos e na pele são exemplos do desequilíbrio do pH da água. O nível ideal é em torno de 7,2 e 7,6. Também é importante manter a alcalinidade da piscina, medida que deve ficar entre 80 e 120 ppm.
Ambos os parâmetros podem ser verificados e ajustados ao mesmo tempo com a ajuda de um kit colorimétrico, fornecido pelas lojas de piscinas.
Outro parâmetro importante para analisar na limpeza de piscinas é referente ao uso do cloro, um aditivo químico com efeito bactericida, fungicida e viricida.
Seu uso evita a proliferação de algas, que deixam a água com aspecto esverdeado e se depositam nas paredes da piscina. Os níveis aceitáveis de cloro na água devem ficar na faixa entre 2 ppm e 4 ppm.
O excesso de cloro pode causar ardência nos olhos e irritação na pele porque se mistura aos resíduos da piscina, como poeira, suor, poluição, cremes corporais, entre outros, formando as chamadas cloraminas.
Além dos incômodos no corpo dos banhistas, elas causam o esverdeamento dos cabelos e desbotamento de roupas e também maus odores na água.
O uso de ozônio para a limpeza e manutenção de piscinas é uma tecnologia bastante promissora no tratamento de piscinas. Pois apresenta vantagens inúmeras em relação aos procedimentos convencionais:
Reduza drasticamente o uso do cloro. O que representa uma redução de custos significativa, já que os geradores de ozônio não necessitam de custos adicionais de manutenção, utiliza apenas a eletricidade para o seu funcionamento.
A redução do cloro evita a formação de cloraminas e os problemas de saúde em decorrência de seu uso.
O ozônio age como um alvejante natural, e devido a sua propriedade gasosa que permite uma rápida dispersão, prolonga a higienização.
Para isso, você pode utilizar um gerador de ozônio como os desenvolvidos e comercializados pela Wier.
Já muito utilizado na Europa e em piscinas de competição olímpicas e profissionais. Torna a água muito mais saudável para uso de toda a família, aliado à sustentabilidade e maior economia.
Por fim, o terceiro passo reúne um conjunto de medidas práticas de cuidados com a piscina.
Quando não estiver em uso, cobri-la com uma lona evita que ela fique suja.
Também deve-se cuidar dos entornos, uma vez que a maioria das sujeiras maiores chegam pelo vento e pela chuva.
Para que o banhista não traga sujeiras e microrganismos para dentro da água evita a proliferação de infecções da pele e a transmissão de doenças.
Quer agregar mais qualidade à água da piscina da sua casa? Conheça nossa linha de gerador de ozônio para piscinas residenciais.
Ficou com dúvidas? Pergunte para a Wier!