IR PARA A LOJA NOSSO WHATSAPP
setembro 18th, 2023
Agrotóxicos nos alimentos: ozônio para alimentação mais saudável
agrotóxicos nos alimentos
COMPARTILHE:
Facebbok WhatsApp Twitter

Você sabia que grande parte dos alimentos que consumimos diariamente contém resquícios de agrotóxicos? Sobretudo no Brasil, cada indivíduo consome, em média, aproximadamente sete litros por ano de agrotóxicos*. Na agricultura, utilizam esses produtos químicos para combater pragas e doenças e proteger as plantações, porém, isso acaba se tornando um risco para a saúde humana. Por outro lado, felizmente já existe uma solução eficiente e segura para a remoção desses agrotóxicos: o ozônio.

O ozônio é um gás, que se obtém a partir do oxigênio, no qual possui propriedades oxidantes. Isso significa que ele é capaz de reagir com outras moléculas e degradá-las, o que o torna um excelente agente para a remoção de agrotóxicos nos alimentos. Além disso, o ozônio é um gás natural que não deixa resíduos tóxicos, tornando-se uma opção mais segura e sustentável.

No Brasil, a falta de diagnósticos corretos, subnotificação e falta de biomarcadores confiáveis dificulta a percepção real das intoxicações por esses resíduos. Por isso a importância de tomar ações preventivas para minimizar os efeitos a longo prazo, atualmente desconhecidos. A WIER possui geradores de ozônio focados na higienização e descontaminação de alimentos para aplicações domésticas:

Aplicação do ozônio para remoção de agrotóxicos nos alimentos

A utilização do ozônio na remoção de agrotóxicos nos alimentos é uma tarefa simples e prática. Injeta-se o gás de ozônio em uma câmara onde os alimentos são colocados, ou utiliza-se um banho de ozônio (água ozonizada). Esse gás reage com os agrotóxicos presentes nos alimentos e os transforma em compostos inofensivos. Após o processo, os alimentos estão prontos para o consumo muito mais seguros e saudáveis.

Além de ser uma opção segura e eficiente para a remoção de agrotóxicos nos alimentos, o ozônio também apresenta outras vantagens. Ele é capaz de eliminar bactérias e fungos presentes nos alimentos, o que contribui para a prevenção de doenças transmitidas pelos alimentos e até prolongando a sua vida útil. Aliás a aplicação do ozônio não é capaz de alterar as características físicas nem nutricionais dos alimentos, conservando todo seu sabor e nutrientes.

aplicação de agrotóxicos

Por que remover agrotóxicos dos alimentos?

Na hora de escolher os alimentos que irá consumir, lembre-se da importância da qualidade e da segurança alimentar. Até mesmo alimentos orgânicos é possível obter contaminação cruzada se não tiver um manuseio consciente. Assim, utilize o ozônio na remoção de agrotóxicos, com isso você terá uma alimentação mais saudável e segura.

Nesse sentido, é importante também incorporar essa técnica em mercados ou até mesmo em feiras, utilizando a tecnologia para lavar e desinfetar os alimentos antes de entregá-los ao consumidor. Enquanto é capaz de conservar melhor os alimentos, prolongando sua vida útil, é possível proporcionar uma maior confiança na qualidade e na frescura dos produtos. Com essa mudança, os clientes se sentem mais seguros e confiantes ao realizar suas compras.

Assista também a reportagem da TechSC de como produtores em Santa Catarina utilizam da ozonioterapia para remover agrotóxicos de plantas:

techsc, ozonioterapia remoção de agrotóxicos

*estudo realizado pela fiocruz