IR PARA A LOJA NOSSO WHATSAPP
outubro 10th, 2023
Ozônio nos processos industriais: Implementação e Benefícios
ozonio nos processos industriais
COMPARTILHE:
Facebbok WhatsApp Twitter

A implementação da tecnologia do ozônio nos processos industriais pode trazer diversos benefícios, como a melhoria na qualidade dos produtos, a redução do uso de produtos químicos, a diminuição da quantidade de resíduos gerados, o aumento da eficiência dos processos produtivos e a redução de custos.

Além disso, considera-se o ozônio uma alternativa mais sustentável em comparação a outras tecnologias utilizadas na indústria, pois não gera subprodutos tóxicos ou prejudiciais ao meio ambiente. Nesse sentido, vamos explorar a possibilidade da implementação do ozônio nos processos industriais, bem como os benefícios que essa tecnologia pode trazer para as empresas.

Para implementar o ozônio em processos industriais, é necessário contar com apenas um equipamento específico, os geradores de ozônio da WIER. Portanto, é fundamental realizar um estudo com detalhes das necessidades da empresa, a fim de identificar o melhor tipo de gerador de ozônio em cada processo.

Como realizar a Implementação do ozônio nos processos industriais

A implementação do ozônio nos processos industriais é possível de diversas formas, dependendo do tipo de processo e das necessidades da empresa. Uma das formas mais comuns de utilização do ozônio é por meio da instalação de geradores de ozônio, que produzem o gás a partir do oxigênio presente no ar. Desse modo, a utilização do ozônio se dá por dois meios: pela injeção direta do gás na água, ou a partir da sua dispersão pelo ambiente.

  • ÁGUA OZONIZADA: tanto o tratamento para purificar e sanitizar a água quanto pode-se aplicar a água ozonizada em diversas superfícies e até diretamente nos alimentos por não ser tóxico. Como exemplos de cases de sucesso estão mostrados nas reportagens abaixo no programa TechSC da Globo:

  • NÉVOA OZONIZADA: utilizando uma mistura de gás ozônio e água para gerar uma névoa que é pulverizada no ambiente a ser desinfetado. Assim, a névoa ozonizada possui aplicabilidade em ambientes fechados (como salas e banheiros), veículos, embalagens, grãos armazenados, alimentos e objetos.
  • GÁS OZÔNIO: a dispersão do ozônio dentro do ambiente a ser sanitizado, que por ser um gás, então, alcança lugares de difícil acesso. Como frestas e cantos, garantindo uma desinfecção mais abrangente, mais rápida e eficiente. O gás ozônio pode ser utilizado para a sanitização de superfícies e objetos dentro de ambientes fechados, como também na indústria do jeans, para limpeza das peças e efeitos de acabamento, entre outras aplicações. Atenção, o gás ozônio não pode ser inalado, portanto não o aplicar com pessoas ou animais no ambiente e utilizar máscaras com filtros específicos.

Aplicações do Ozônio nos processos industriais

Em processos industriais, pode-se utilizar o ozônio para desinfecção de água, tratamento de efluentes, branqueamento de tecidos e papel, desodorização de ambientes, conservação de alimentos e bebidas, entre diversas aplicações. O uso de água ozonizada também pode ser benéfico em diversos processos, como limpeza e sanitização de equipamentos e superfícies com maior eficiência. Assim, é possível implementar a tecnologia do ozônio em diversos setores da indústria, como o de alimentos e bebidas, cosmético, têxtil, papel e celulose etc.

Pode-se aplicar o ozônio em indústrias têxteis como no branqueamento de tecidos, efeitos de acabamento em peças de jeans, lavagem de tecidos, no tratamento de efluentes, na remoção de corantes, degradação de matéria orgânica, remoção de cor, cheiro, reduzindo a quantidade de produtos químicos utilizados e do consumo de água e energia.

Benefícios da implementação do ozônio

A utilização do ozônio nos processos industriais traz diversos benefícios para as empresas. Dentre eles, podemos destacar:

  • Redução do consumo de produtos químicos: O ozônio é um oxidante potente, capaz de eliminar microrganismos e compostos orgânicos presentes na água e no ar. Com isso, é possível reduzir o consumo de produtos químicos sanitizantes – que se utiliza na limpeza ou tratamento de água e efluentes, por exemplo.
  • Economia de tempo e recursos: O ozônio é uma alternativa mais eficiente e econômica para os processos industriais. Atualmente, pode-se considerar o ozônio como o sanitizante com maior poder oxidante/sanitizante, ao lado de sua maior segurança e menor toxicidade. Os geradores de ozônio consomem pouca energia e tornam o processo mais rápido e eficiente.
  • Melhoria na qualidade dos produtos: A utilização do ozônio em processos industriais pode melhorar a qualidade dos produtos. Água de maior qualidade para utilizar nos processos industriais, ambientes mais seguros e livres de microrganismos, desinfecção dos alimentos para maior shelf-life, entre diversos outros.
  • Benefícios ambientais: A utilização do ozônio nos processos industriais contribui para a preservação do meio ambiente. Isso porque ele não gera resíduos tóxicos e não agride o meio ambiente. Além disso, no processo de tratamento de efluentes é capaz de contribuir para adequar os parâmetros de descarte segundo a legislação.

Assista também: Case de sucesso com a cervejaria Al Fero