IR PARA A LOJA NOSSO WHATSAPP
janeiro 22nd, 2023
Limpeza CIP: Economize Tempo e Custos com Ozônio
limpeza cip cervejaria
COMPARTILHE:
Facebbok WhatsApp Twitter

Numa cervejaria, uma das tarefas mais importantes e que requer muita atenção é a limpeza dos tanques de fermentação, reservatórios e rede de tubulações envolvidos na produção da cerveja. Ou seja, a limpeza CIP ou os sistemas Cleaning In Place (CIP) são necessários e de uso corrente na indústria de bebidas em geral. 

O QUE É LIMPEZA CIP?

Primeiramente, a limpeza CIP (cleaning in place) tem significado em português de “limpeza no local”, sem precisar transportar nem desmontar os equipamentos. Nesse sentido, a tecnologia clean in place requer produtos químicos à base de soluções ácidas e básicas para modificar e conseguir remover as sujeiras. A Limpeza CIP é adotada por cervejarias como um método de eliminar a necessidade da limpeza manual com seus custos e riscos associados.

O objetivo principal do clean in place process, ou do processo de limpeza CIP, consiste em remover sujeiras e sanitizar o interior de equipamentos. Evitando, portanto, que contaminantes de ordem química e microbiológica afetem a qualidade da sua cerveja. Abaixo, mostramos as etapas da limpeza CIP:

Etapas limpeza cip

Embora essas etapas sejam cruciais, elas geram impactos ambientais significativos em termos de consumo de água, energia e produção de efluentes. Em uma cervejaria artesanal foi determinado que se utiliza cerca de 6,68 L de água para cada litro de cerveja produzido, sendo 82% da água utilizada perdida como efluente. Ainda assim, os parâmetros de vazão, temperatura e tempo são controlados como parte do sistema CIP.

Atualmente há uma maior preocupação com o uso de produtos químicos na produção de bebidas – o que eleva a procura de tecnologias mais seguras. Normalmente, as águas residuais do sistema clean in place podem conter matéria orgânica, nitratos, amônio e fosfatos e outros íons. Por isso, afetam a condutividade e o pH desses efluentes – sendo necessário um tratamento adicional ao final da produção.

OXI-CIP: A LIMPEZA CIP COM OZÔNIO

Você sabia que é possível realizar o CIP na sua cervejaria com o ozônio e assim aumentar o grau de descontaminação, além de reduzir tempo e custos de operação? Sistemas clean in place com ozônio já são uma realidade em centenas de cervejarias fora do Brasil. Nas cervejarias, a limpeza CIP com ozônio pode desenvolver um papel mais vantajoso – é a melhor alternativa contra outros sanitizantes e ainda mais sustentável. Com ozônio no sistema clean in place (CIP), a sanitização com ácido peracético é substituída pela água ozonizada – simplificando o processo. Veja abaixo a comparação entre a limpeza CIP tradicional e a com ozônio:

limpeza cip tradicional x limpeza cip ozônio

Hoje em dia há maiores informações atestando a superioridade do ozônio frente a outros desinfetantes. Fora do Brasil, o ozônio é mais conhecido por promover segurança alimentar, prevenção de contaminação cruzada, preservar o prazo de validade e promover a sanitização de superfícies. A FDA – a ANVISA americana – autorizou o uso do ozônio e água ozonizada como agente microbicida no tratamento, armazenamento e processamento de alimentos e bebidas. Esta regulação é referência para países como: Estados Unidos, Japão, Austrália, França e Canadá. 

O sanitizante mais comum utilizado em cervejarias é o ácido peracético, porém ele também pode ser perigoso. Ele requer cuidados com seu manuseio e enxágue adicional para garantir uma cerveja sem contaminação química. No nosso último post, comparamos as vantagens e desvantagens do ácido peracético com ozônio. O ozônio, por sua vez, não gera produtos tóxicos nem deixa resíduos químicos, pois degrada-se naturalmente em oxigênio, presente no ar que respiramos – redução de tempo e custos. 

Fale com os especialistas da WIER e descubra o sistema de ozônio que mais se adequa para sua cervejaria.

 

 

Assista também: reportagem do programa Tech SC da Globo sobre

a nossa tecnologia do ozônio, com entrevistas de nossos clientes

reportagem tech sc tecnologia ozonio