IR PARA A LOJA NOSSO WHATSAPP
março 3rd, 2023
Desinfecção de ambientes com Ozônio
desinfecção de ambientes cervejaria
COMPARTILHE:
Facebbok WhatsApp Twitter

O ambiente de uma cervejaria artesanal possui uma grande quantidade de umidade, o que torna o lugar propício para a proliferação e crescimento de fungos e microrganismos indesejados. Por causa disso, a limpeza e desinfecção de ambientes possuem um papel fundamental na produção, evitando a contaminação da cerveja. O ozônio, por conta do seu alto poder oxidante, é capaz de promover uma melhor descontaminação de ambientes de cervejarias como a sala de estocagem de matéria-prima, sala de moagem, de envase, entre outros.

O ozônio é capaz de substituir os produtos para desinfecção de ambientes tradicionais e, por isso, se apresenta como um dos tipos de desinfecção com mais destaque e notoriedade. Ambientes descontaminados em uma cervejaria também ajudam a aumentar a qualidade da produção da cerveja. O alto poder oxidante do ozônio é maior em relação a oxidantes convencionais como o ácido peracético e o peróxido de hidrogênio, por exemplo. Isso faz com que o ozônio atue sobre todo o espectro de bactérias, vírus e fungos, presentes tanto no ar, quanto em superfícies de objetos. Com isso, pode-se prover uma desinfecção de ambientes de forma mais eficiente.

Ambientes da cervejaria:

 

Sala de Estocagem

Este é o ambiente em que serão guardados os barris e insumos, como o malte, trigo, cevada, os principais contaminantes desses grãos são pragas (insetos, ácaros, fungos e roedores). É possível evitar perdas do estoque e preservar o shelf-life (validade) com apenas um aparelho para desinfecção de ambientes que produz ozônio na forma de gás. Por conta de o ozônio ser um gás, sua ação desinfetante consegue alcançar lugares que não seriam possíveis com os produtos sanitizantes tradicionais. Neste caso, ao aplicar o ozônio gasoso é importante enfatizar que o ambiente deve estar livre de pessoas ou animais devido a sua toxicidade caso seja respirado, além do uso de EPI como uma máscara de carvão ativado. Após a desinfecção do ambiente basta ventilar para o gás dissipar já que ele se degrada rapidamente em gás oxigênio.

Sala de envase

O envase é a etapa final da produção. Qualquer contaminação nesse momento pode fazer com que milhares de litros de cerveja ter que ir pro descarte, além do tempo perdido. Garantir a sanitização e desinfecção desse ambiente pode ser uma tarefa simplificada, utilizando ozônio na forma de gás. O ozônio pode se espalhar por todo o ambiente promovendo a descontaminação tanto do ar quanto das superfícies dos objetos. Ademais, também pode-se inserir o ozônio na água para utilizada para sanitizar as garrafas (no rinser), onde ele forma a água ozonizada. Leia sobre o envase de cerveja com ozônio.

Ambiente Geral da Fábrica

O ozônio, por conta da sua versatilidade, é possível utilizá-lo para desinfecção em todos os ambientes da fábrica. O chão, por exemplo, dá pra lavar com água ozonizada – nesse caso, trata-se de uma lavagem sanitizante do tipo 2 em 1: lava e sanitiza. Ou seja, ao mesmo tempo que a água lava, ela também combate microrganismos como bactérias, vírus e fungos. Pode-se utilizar o ozônio para desinfecção de ambientes inclusive nos escritórios, para combater o mofo e acabar com eventuais maus odores. 

desinfecção do chão de fábrica   desinfecção sala de envase   desinfecção sala de estoque

Quais produtos usar para desinfecção de ambientes?

A fim de garantir a segurança do local, existe, atualmente, diversos produtos para desinfecção de ambientes, nesse processo podem ser usados:

Desinfetantes químicos: como a água sanitária (hipoclorito de sódio), ácido peracético, entre outros. Esses produtos são eficazes contra uma diversa gama de microrganismos, porém apresentam riscos que podem limitar seus usos. 

Lâmpada UV: a lâmpada UV para desinfecção de ambientes é eficaz contra diversos vírus e bactérias, porém pode ser perigosa a animais e humanos.

Geradores de ozônio: produzem o gás ozônio (O3) que pode ser adicionado à água (água ozonizada). Pode ser considerado o melhor e mais poderoso sanitizante disponível, usa-se o ozônio para desinfecção de ambientes, no envase, e CIP das cervejarias. 

Desinfecção de ambientes com ozônio

O ozônio é um grande aliado na desinfecção de ambientes por ter um alto poder oxidante capaz de combater todo o espectro de fungos, bactérias e vírus. Por ser um gás, o ozônio pode se espalhar por todo o ambiente atingindo lugares que uma limpeza convencional não alcança ou que falha em alcançar. Além disso, quando aplicado em ambientes, o ozônio gasoso atua tanto no ar quanto em superfícies de objetos.

A limpeza e desinfecção de ambientes, que deve ser de forma periódica, pode ter o ozônio inserido para a desinfecção de ambientes nas cervejarias. Até mesmo, a fim de melhorar o serviço de desinfecção de ambientes, a padronização operacional de procedimentos (POP) de limpeza e desinfecção de ambientes pode incluir a ozonização. Importante mencionar que um grande diferencial da sanitização de ambientes com ozônio é que ele atua na fonte causadora do problema, como os micro-organismos e odores ruins do ambiente, como pode ocorrer em salas de estocagem e de envase.

A máquina de ozônio, também chamada de ozonizador, não requer o uso de produtos químicos para funcionar. Esse equipamento usa energia elétrica de baixa potência e oxigênio do ar para então gerar o ozônio. Ou seja, é um equipamento com uma tecnologia ambientalmente correta, sustentável e em consonância com as práticas mundiais do desenvolvimento sustentável.

Solicite contato do time de especialistas da WIER e saiba como aplicar ozônio na desinfecção da sua cervejaria

 

Assista também: reportagem do programa Tech SC da Globo sobre

a nossa tecnologia do ozônio, com entrevistas de nossos clientes.

reportagem tech sc tecnologia ozonio