IR PARA A LOJA NOSSO WHATSAPP
abril 14th, 2023
Construção de uma Piscina Natural com ozônio
piscina nattural com ozônio
COMPARTILHE:
Facebbok WhatsApp Twitter

Uma piscina natural é formada pela natureza com águas cristalinas e sem ondas, formando algumas das paisagens mais bonitas no Brasil. Atualmente se tem uma tendência em aproximar a natureza à arquitetura, assim os projetos de piscinas naturais vêm crescendo desde então. Sendo sua melhor vantagem a ausência de produtos químicos para a manutenção, podendo utilizá-las para criação de peixes. Por isso são conhecidas também como lagos ornamentais, biopiscinas ou piscinas ecológicas.

Outro benefício das piscinas naturais é a facilidade com a manutenção, já que sua conservação se limita à troca de filtros periodicamente. Com isso, certamente evitará irritações nos olhos, ressecamento da pele e do cabelo ou desbotamento de cores provocados pelo cloro. Ao invés da utilização de produtos químicos, utiliza-se o ozônio como sanitizante em um ciclo de manutenção autossuficiente, econômico e sustentável.

Como funciona a piscina natural?

Para que uma piscina natural mantenha a qualidade de água de uma piscina comum depende de uma bomba para circulação da água e uma série de filtros. Primeiramente, usa-se uma barragem com pedras, cascalho ou areia como filtro físico para reter as maiores impurezas e sujeiras da água. Segundo, as plantas serão os filtros biológicos transformando a matéria orgânica em inorgânica, produzindo nutrientes para plantas e peixes.

Por fim o ozônio como filtro químico, removendo e eliminando microrganismos como bactérias, vírus e fungos. Outra vantagem do uso do ozônio, pelo seu alto poder oxidante, degrada diversos compostos químicos que alteram a cor e odores da piscina natural. Isso porque ele reage com a matéria orgânica, de urina, coliformes e secreções de animais, deixando a água mais purificada, cristalina e sem cheiros desagradáveis

Como o ozônio funciona?

Para sua formação, usa-se um gerador de ozônio, que é um aparelho eletrônico que transforma o oxigênio presente no ar em gás ozônio. Ele é injetado na água com a ajuda de um equipamento chamado venturi. Por conta da pressão negativa gerada, quando a água passa através do venturi, solubiliza-se o ozônio em água, gerando a água ozonizada.

Por ser um composto bastante reativo, ele começa a agir rapidamente, atacando as moléculas de impurezas que afetam a cor e odores da água e microrganismos perigosos presentes. O ozônio consegue promover um benefício 2 em 1: a água cristalina, transparente e sem resíduos e ao mesmo tempo livre de microrganismos como bactérias, fungos ou vírus.

Vejamos como esse sistema funciona na prática:

Sistema de Tratamento de Piscina Natural na Prática – Condomínio Reserva da Pedra

Benefícios do ozônio

    • Água mais cristalina

    O ozônio é capaz de eliminar compostos orgânicos que deixam a água turva, obtendo-se, assim, uma água mais cristalina e agradável.

    • Remove odores

    Por causa de seu alto poder oxidante, o ozônio consegue oxidar as moléculas causadores de mau cheiro de forma muito eficiente, deixando a água da piscina natural sem odores.

    • Banho mais seguro

    Conseguindo agir contra diversas bactérias, vírus e fungos causadoras de doenças, promove a saúde dos peixes e banhistas. O ozônio é o melhor e mais poderoso sanitizante disponível,

    • Econômico 

    É um sistema de baixo custo operacional, pois o próprio ecossistema promove a filtração e o ozônio elimina os microrganismos, assim economiza com uso de produtos químicos na manutenção preventiva.

    • Sustentável e ecológico

    A substituição dos produtos químicos pelo ozônio reduz a carga poluente dos subprodutos tóxicos, e permite até que a água da piscina colabore com as plantas e peixes presentes. Tornando um ciclo sustentável que ainda contribui para a melhora na qualidade do ar e do microclima na região.

Ficou interessado em aplicar ozônio na sua piscina natural? Entre em contato com nossa equipe de especialistas para adequar o gerador de ozônio às necessidades e dimensões de sua biopiscina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.