Na era da comunicação digital, a relação com o consumidor foi profundamente impactada pelas novas tendências tecnológicas. Um atendimento mais humanizado e personalizado são novas demandas a fim de garantir uma experiência única para o hóspede.
A comunicação automatizada, a exemplo do chatbot, simula uma real interação, com respostas instantâneas em tempo real e atendimento online 24h. Isso viabiliza uma aproximação mais efetiva com o cliente, ou seja, dá um toque mais pessoal à experiência do hóspede.
Jornada Mobile
Entender a jornada de compra desse consumidor é imprescindível para oferecer um serviço compatível com as suas necessidades. A preferência pelo uso das mensagens como principal canal de comunicação entre o cliente e a marca já representa 55% dos consumidores, segundo a Asksuit.
Indo mais além, se 75% dos internautas utilizam aplicativos de mensagem, é inegável a influência da jornada mobile no processo de compra e venda. Toda a jornada de compra é influenciada pelo uso massivo dos celulares, desde o início, ao orientar a decisão de compra através de pesquisas, até a reserva dos quartos de hotel e dos vôos
Leia também: Os critérios de escolha do hóspede são influenciados pelas avaliações online.
Melhora a gestão da equipe de reservas:
O checkin e checkout são realizados de maneira remota e autônoma. O tempo poupado dos colaboradores pode ser administrado para outras funções como SWOT, reviews entre outras. O hóspede também é beneficiado, ao evitar filas de checkin, por exemplo.
Chatboat
É neste cenário que o chatbot surge como uma ferramenta de sucesso, uma vez que pode ser utilizada em canais já usados pelo cliente, como o Messenger e o Whatsapp. É estimado que cerca de 85% das interações de serviço dos clientes ocorrerão por chatbot até 2020, revela estudo da Gartner.
Além disso, o chatbot gera leads para o estabelecimento, aumentam as reservas no hotel, trazendo mais hospitalidade para o atendimento ao outros idiomas, por exemplo.
Um serviço de FAQ, com informações úteis, por exemplo, oferece um monitoramento estatístico sobre a qualidade do atendimento com a coleta de dados. Dentre outros benefícios, destacamos:
-
Divulgação de eventos e pontos turísticos:
Indicações sobre roteiros turísticos também são atributos de hospitalidade. Orientar o hóspede a obter as melhores experiências durante os passeios turísticos ajuda a personalizar o serviço.
-
Automação de serviços de quarto:
Basta uma mensagem para solicitar uma tarefa, tais como manutenção, lavanderia e até mesmo a escolha por refeições do cardápio.
Leia também: Como a tecnologia está mudando a governança em hotéis.
Marketing de Influência
Incentivar o compartilhamento de boas experiências reforça o posicionamento do hotel frente ao setor. Além disso, destacamos outros benefícios dessa estratégia:
-
Coleta de dados:
A importância do feedback é um fator inegável para a excelência do serviço. É possível realizar pesquisas de satisfação com os hóspedes após a estadia via mensagens, em complemento ao chatboat.
-
Aumentar o alcance da marca:
O posicionamento e branding reforçam a credibilidade da empresa por meio de recomendações, o que inclui até a possibilidade de fechar parcerias e permutas com digital influencers.
-
Investir em espaços para “selfie”:
Essa estratégia é excelente para mensurar resultados, analisar o perfil desse consumidor e compreender a melhor forma de engajá-lo. A partir do aumento das interações nas redes sociais, como menções nos canais e até de visitas no site.
Realidade virtual
Engajar o lead vai muito além de investir no marketing de conteúdo. No setor hoteleiro, uma nova forma de conquistar mais hóspedes é apresentá-los de maneira idêntica, como será a experiência proporcionada durante a estadia.
A Realidade Virtual, através de um ambiente virtual simula como será a experiência no destino final, de modo a “transportar” a pessoa. Ou seja, antes de fazer a reserva é possível fazer um teste.
Assim, novamente vemos a importância de ter boas recomendações do público nos canais. Experiências reais que comprovem a satisfação com o serviço prestado, através de vídeos e fotos.
De modo geral, a tomada de decisão do hóspede requer uma personalização do serviço. É nesse sentido que as tecnologias podem contribuir.
Pensando em quais tendências tecnológicas podem oferecer mais benefícios para atrair e fidelizar novos hóspedes?
Assine nossa newsletter e torne-se um expert na arte de receber.


