Eliminar os agrotóxicos dos alimentos: os principais mitos

Provavelmente você já ouviu sobre dicas que a princípio ajudariam a eliminar os agrotóxicos, como tirar as folhas mais externas do maço de hortaliças ou descascar os alimentos. O problema é que dependendo do tipo de veneno que o alimento foi submetido pode comprometer a sua forma molecular, tornando inútil tirar a casa, por exemplo, além do fato de ter uma perda significativa de fibras e nutrientes.

Há inúmeras alternativas que com soluções naturais que prometem eliminar os agrotóxicos dos alimentos, porém, os estudos tem compravado que essas técnicas retiram os químicos apenas da casca dos alimentos, e não da poupa.

Nossos especialistas analisaram os principais métodos que prometem eliminar os agrotóxicos. Bicarbonato, carvão ativado, iodo, entre outros, podem realmente retirar os agrotóxicos dos alimentos? Confira:

O que são agrotóxicos

homem-diluindo-agrotoxico-em-tanque.jpeg

Antes de analisarmos os principais métodos para a eliminação de agrotóxicos, vamos relembrar o que são agrotóxicos e porque devemos evitar o seu consumo.

Em nosso outro artigo (Leia também: Os agrotóxicos no Brasil e os impactos na saúde), já explicamos a definição de agrotóxico e como podem impactar na saúde humana: os agrotóxicos são produtos químicos usados para eliminar e controlar pragas nas lavouras, como fungos, insetos, ácaros, larvas, bactérias, entre outros. Mas agora precisamos pensar em como essas substâncias químicas interagem na composição dos alimentos que ingerimos.

Essa preocupação em eliminar os pesticidas é de grande responsabilidade de nós cidadãos. Somos o país que mais consome esses venenos no mundo! Também pelo fato de possuirmos o maior bioma do planeta é motivo para nos preocuparmos ainda mais, já que o uso dessas substâncias está associado não apenas aos problemas de saúde, mas também pela contaminação do solo, lençol freático e por isso, todo o ciclo hídrico, como rios e lagos.

Confira a seguir os principais métodos conhecidos para eliminar os pesticidas e quais as implicações de seus usos:

1.    Bicarbonato de sódio

Muitos artigos circulam na internet sobre o uso do bicarbonato para eliminar agrotóxicos.

Porém, o único estudo científico foi realizado em maçãs, sendo que a eliminação foi quase completa na casca, mas a poupa da fruta permaneceu com os resíduos tóxicos.  Foi o que apontou o resultado da pesquisa da Universidade de Massachusets no departamento de Ciência Alimentar.

bicarbonato-de-sodio-em-colher-de-pau
Ainda que apresente um baixo custo e seja bastante acessível, é preciso lembrar-se de algumas desvantagens. Como o próprio nome já diz, essa substância possui em sua fórmula sódio, que em excesso pode causar doenças cardiovasculares, como hipertensão, e até doenças renais. por isso, seu uso exige uma atenção redobrada e um bom enxague em água corrente para garantir que o produto foi completamente elimnado dos alimentos.

É recomendado também complementar o processo imergindo os alimentos posteriormente no vinagre, que reagirá com e quebrará as moléculas do bicarbonato. Ou seja, exige mais tempo de preparo e retira parcialmente os agrotóxicos.

 

2.    Carvão ativado

O carvão tem a propriedade de absorver metais pesados, gases, produtos químicos, e até microorganismos patogênicos, estafilococos causadores de intoxicação alimentar, toxinas causadoras de botulismo, dentre outras enfermidades, pois limita a absorção dessas substâncias no aparelho digestivo. Essa propriedade de absorver substâncias, no entanto, pode eliminar também nutrientes e vitaminas do organismo se usado incorretamente.

carvão-ativado-em-uma-colher-de-madeira.jpeg.jpg
O carvão tem a propriedade de absorver metais pesados, gases, produtos químicos, porém, pode eliminar também os nutrientes dos alimentos.

Contraindicações do carvão ativado

Porém, é contraindicado para crianças, gestantes e pessoas com hipersensibilidade aos componentes ou com obstrução eproblemas gastrointestinais. Outra desvantagem é que carvão também pode cortar o efeito de alguns medicamentos.

3.    Iodo

A tintura de Iodo é um ótimo oxidante, por isso, é usada no tratamento de água, esterilizar alimentos e eliminar bactérias. Porém pode oferecer riscos à saúde se usada em excesso.

Um recente estudo da Revista Internacional de Pesquisas sobre Pesticidas, a  Pesticide Research Journal, comprovou que o iodo não é 100% eficaz na eliminação de agrotóxicos, isso porque cada tipo de pesticida possui uma fórmula diferente. Obteve sucesso na remoção do endosulfans e foi ineficiente em outros.

tintura-de-iodo-sendo-adicionada-em-copo-de-vidro.jpeg
A ANVISA não incentiva o iodo para remover agrotóxicos, já que há poucos estudos que comprovem sua eficácia.

O iodo é caracterizado principalmente por sua ação antioxidante, isso contribui para a eliminação dos pesticidas, no entanto, essa propriedade também pode eliminar os nutrientes do alimento. Além disso, o iodo pode apresentar reações alérgicas no organismo, que às vezes só se manifestam a partir desse contato. Deve ser usado com cautela.

Novos estudos na aplicação do ozônio para eliminar agrotóxicos

Conforme vimos, há diferentes métodos que prometem eliminar os agrotóxicos dos alimentos. No entanto, conforme demonstramos através de estudos em alguns casos, essas soluções podem oferecer uma eficácia para eliminar determinados pesticidas, porém, restritamente à eliminação da casca desses alimentos e não na poupa dos alimentos. 

Por isso, vale destacar que há diversos estudos sobre a aplicação do ozônio para a eliminação dos agrotóxicos. Seu uso também tem mostrado resultados satisfatórios para, inclusive, substituir os pesticidas nas plantações. A grande vantagem é que o ozônio é uma tecnologia sustentável, pois não gera resíduos poluentes.

Interessado em conhecer melhor essa nova tecnologia? Então assine nossa newsletter e receba as atualizações sobre a solução sustentável para eliminar agrotóxicos desenvolvida pela Wier.

 

Categories :

Compartilhar:

Posts Relacionados

Buscar

AQCUA +

Manutenção da qualidade
da água de piscinasKeep Updated about our Promo and Deals in Noiz Shop

Nossa newsletter

Mantenha-se informado sobre geradores de ozônio.