Limpeza do hotel: Prejuízos causados por quartos mal cuidados

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Os sites de avaliação se tornaram referência no setor hoteleiro. Não há como negar a influência que a opinião dos hóspedes tem exercido sobre o desempenho de hotéis, motéis e pousadas. É o boca a boca da Era Digital, que gera mais alcance e visibilidade.

A questão da limpeza do hotel é uma das reclamações mais recorrentes. Os quartos mal cuidados são os alvos mais frequentes.

As avaliações negativas que repercutem em sites e redes sociais podem impactar significativamente no faturamento do hotel.

Em primeiro lugar a imagem do estabelecimento é prejudicada. Como consequência outro prejuízo decorrente disso é a queda no número de reservas.

Mas os prejuízos em decorrência não param por aí. Confira a seguir os principais problemas enfrentados pelos hotéis:

Perda de oportunidades de negócios

Outro prejuízo causado pelo desleixo com a limpeza dos quartos – e este com impacto ainda maior no caixa do estabelecimento – atinge os hotéis que apostam em pacotes de temporada e no turismo de eventos.

Isso ocorre cada vez mais principalmente em cidades que se destacam tanto como destino de férias (no verão e no inverno) quanto como destino para feiras, congressos e outros tipos de eventos.

Se enfrenta uma “crise” de imagem, com avaliações negativas em sites como TripAdvisor e iBooking, o estabelecimento pode perder bons argumentos para trazer hóspedes para estes momentos importantes do ano.

São oportunidades de negócios desperdiçadas porque faltou um pouco de cuidado com uma questão básica: a limpeza do hotel, especialmente dos quartos.

A competitividade é ainda mais acirrada em relação ao mercado de eventos. Sediar ou hospedar os participantes pode ser impossibilitado após uma repercussão negativa em sites de avaliação.

A produção dos eventos costuma ser muito criteriosa e evita ao máximo situações que possam gerar críticas por parte dos participantes. E a limpeza do hotel é um item fundamental para medir a qualidade do estabelecimento.

Perda de hóspedes fiéis

Esse é um dos prejuízos mais difíceis de recuperar. Quando aquele hóspede fiel, cliente de longa data, se decepciona ao encontrar quartos mal cuidados em sua estadia mais recente.

Ele pode até nem levar em conta as avaliações de outros hóspedes por já conhecer o estabelecimento. Mas nem sempre a experiência anterior, mesmo que positiva, pode ser suficiente para fazer com que ele volte a escolher pelo mesmo hotel.

Por isso, mesmo sendo fiel, este tipo de hóspede precisa ser sempre conquistado e encantado. Para isso não basta apenas um atendimento de primeira e instalações sempre impecáveis, mas buscar diferenciais competitivos.

Queda nas reservas

Com o perfil dos hóspedes cada vez mais caracterizado pela conectividade, não há dúvidas que a avaliação dizendo que um determinado hotel tem quartos mal cuidados impactará no número de reservas.

Basta pensar que a maioria das pessoas têm usado aplicativos para fazer suas reservas e conseguem visualizar na mesma plataforma o que outras pessoas estão dizendo a respeito do estabelecimento.

O interessado confere as ofertas, se atrai pelos preços ou pela a localização e as atrações do hotel. Porém, nesse tempo que precede o fechamento da compra pode se deparar com uma crítica sobre um quarto mal limpo. Isso fatalmente irá impactar na confirmação da reserva.

Invista na limpeza do hotel

Para ficar longe dos prejuízos, fica a dica de colocar a limpeza como prioridade do seu hotel. Informe-se, adote novas rotinas, capacite melhor sua equipe e busque soluções mais eficientes para que os quartos estejam sempre limpos e higienizados.

Quer ajuda para melhorar a rotina de limpeza do seu hotel? Fale com os especialistas da WIER.

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