A sanitização e higienização de alimentos são as principais preocupações das indústrias alimentícias. Isso porque os alimentos são passíveis de contaminação por microrganismos durante o processo de produção, armazenamento e transporte. Essa contaminação é responsável, portanto, pelas maiores perdas de produção, no qual muitos acabam no descarte por terem imperfeições ou mofados. Assim como podem levar a intoxicações alimentares, que podem ser graves e até mesmo fatais.
Então, para garantir a segurança alimentar e evitar o desperdício, as indústrias alimentícias precisam adotar medidas rigorosas de sanitização e higienização dos alimentos. No entanto, muitos desafios ainda são enfrentados, especialmente quando se trata da higienização de alimentos frescos, antes de colocá-los nas prateleiras ou usá-los em produtos pouco processados. É aí que entra o poder do ozônio, aplicando tanto como gás como também em água ozonizada.
Além de ser um poderoso desinfetante, o ozônio tem outras vantagens em relação aos métodos convencionais de sanitização de alimentos. Ele não deixa resíduos tóxicos, não altera o sabor, a textura ou o valor nutricional dos alimentos e não gera subprodutos nocivos ao meio ambiente. Descubra agora como utilizar corretamente tanto o ozônio em gás, como também a água ozonizada para sanitizar e assim prolongar a vida útil dos alimentos.
O uso inadequado de produtos químicos – tais como o cloro, ácido acético, peróxido de hidrogênio etc. na sanitização de alimentos nas indústrias pode levar a vários problemas, como:
Os geradores de ozônio produzem o gás ozônio a partir do oxigênio presente no ar. Esse gás é o responsável para desinfetar os alimentos e as superfícies em contato com eles. Portanto possui a capacidade de atuar em áreas de difícil acesso. Diferentemente dos métodos convencionais, que podem deixar áreas sem sanitização adequada, o ozônio é capaz de alcançar todos os cantos e frestas dos equipamentos e instalações.
A água ozonizada é uma excelente opção para a higienização de frutas, verduras e legumes. É possível usá-la tanto na lavagem quanto na conservação desses alimentos, eliminando microrganismos e prolongando sua vida útil antes de chegarem às prateleiras ou na utilização na produção de bebidas como vinho, sucos entre outros.
Além de ser eficiente na eliminação de microrganismos, o ozônio apresenta outras vantagens em relação aos métodos convencionais de sanitização. Por seu poder oxidante ser mais forte, ele possui uma ação mais rápida, mais econômica (reduz o uso de químicos) e mais seguro, já que não deixa resíduos químicos nos alimentos ou no ambiente.
Entre os principais benefícios do ozônio na sanitização de alimentos, podemos destacar:
Diante desses benefícios, investir em um gerador de ozônio pode ser uma excelente opção para indústrias alimentícias e agroindústrias que buscam garantir a segurança alimentar e oferecer produtos de qualidade aos consumidores. Veja também abaixo como nosso cliente utiliza do ozônio para a higienização e sanitização na produção de morangos.