Tudo que você precisa saber sobre limpeza e manutenção de ar-condicionado

Tempo de leitura: 3 minutos

Como sabemos o ar-condicionado não tem apenas a função de climatizar ambientes. Também funciona como um filtro purificador de ar. Por isso, é imprescindível preocupar-se com a manutenção preventiva. Mantê-lo bem higienizado para que não haja proliferação de micro-organismos nocivos à saúde.

A sujeira age como um isolante térmico, obstrui a passagem de ar e assim, prejudica a eficiência do equipamento. Além disso, a falta de limpeza pode acarretar num maior consumo energético, gerando custos que podem ser evitados.

Outro malefício em decorrência da má limpeza, é a emissão  de impurezas no ar, poeira e ácaros, que causam doenças respiratórias, como asma, bronquite, sinusite, entre muitas outras.

Você se preocupa em manter um ambiente mais limpo, seguro e ainda prolongar a vida útil do equipamento?

Então confira a seguir algumas dicas sobre as melhores formas de limpeza de ar-condicionado.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é sinônimo de redução de custos, afinal, um investimento em manutenção é muito melhor do que investir em um novo equipamento, danificado pelas más condições de uso, não é mesmo?

Aumenta o tempo de vida útil

Esse é outro ponto favorável ao optar pela manutenção preventiva. A detecção antecipada de outros problemas mais graves evitam maiores desgastes nas peças do aparelho. Portanto, é uma estratégia que prolonga a vida útil do aparelho.

Maus odores

Um ar condicionado pode provocar maus odores em decorrência dessa sujeira acumulada nos filtros e serpentinas, outro desencadeador dos maus cheiros é o resíduo resultado da limpeza química, outra causa frequente é causada por má-instalação. Esse incômodo também é frequente em automóveis.

Bem estar e comodidade – Identificando sintomas da má-limpeza do ar-condicionado

Dores de cabeça, pele seca, irritação nos olhos, alergias respiratórias, garganta fechada, nariz obstruído, e até a pneumonia. Esses são alguns dos sintomas que não indicam o uso do ar-condicionado, mas de um equipamento sem a manutenção e limpeza adequadas.

mulher-com-garganta-infeccionada

Uma nova tecnologia foi desenvolvida com foco nesses problemas de saúde em decorrência da má limpeza, é o uso do ozônio na descontaminação de micro-organismos do ar-condicionado. O gerador de ozônio utiliza o próprio oxigênio para então realizar a oxidação dos contaminantes, a técnica também combate definitivamente os maus-odores dos ambientes.

Leia também: Gerador de ozônio: descubra o que é e como funciona

Quando fazer a manutenção de ar-condicionado

Listamos a seguir alguns detalhes que devem ser observados para identificar o momento ideal de realizar a manutenção de ar-condicionado:

  • Observe, por exemplo, se o seu aparelho não está realizando o resfriamento com eficiência, ou então se houve um aumento no consumo de energia.
  • Para o uso residencial o ideal é realizar uma vez por mês uma manutenção preventiva a fim de eliminar a formação de poeira no filtro.
  • Para estabelecimentos comerciais como hotéis e escritórios é importante  realizar a cada 15 dias, visto que são ligados diariamente.

Higienizar as serpentinas

A serpentina tem a função de refrigerar, sendo um componente imprescindível na reparação e limpeza do equipamento. Neste dispositivo, a sujeira e umidade proporcionam as condições ideais para a formação de contaminantes como fungos e mofo.

Limpeza completa

Periodicamente é necessário solicitar um profissional ou empresa especializada para realizar a limpeza de maneira mais profunda com o uso de equipamentos corretos.

Nos casos onde a garantia ainda esteja vigente, é importante contratar um profissional habilitado para evitar a perda da garantia provocada por alguma avaria. Opte por empresas que se preocupam com o uso consciente dos recursos naturais, que utilizem produtos biodegradáveis.

O ar-condicionado pode ser uma ótima solução para proporcionar mais conforto, saúde, bem estar e comodidade.

Mais disposição para realizar atividades durante o verão e uma noite de sono mais tranquila são alguns exemplos dos inúmeros benefícios do seu uso.

Portanto, invista na manutenção periódica do seu equipamento e usufrua por mais tempo dos seus benefícios.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *