Tudo que você precisa saber sobre o uso do ozônio na produção de cerveja

Tempo de leitura: 6 minutos

O controle apropriado de micro-organismos é fundamental na produção de cerveja. A contaminação pode ocorrer durante qualquer uma das etapas de fabricação e comprometer toda a produção.

O ozônio é um poderoso aliado do cervejeiro no combate desses micro-organismos e ajuda a garantir a qualidade da cerveja produzida.

Ele é capaz de eliminar patógenos efetivamente devido ao seu alto poder oxidante, reduzindo o tempo gasto com higienização.

Além disso, também permite a reutilização da água de sanitização e proporciona uma redução drástica no uso de produtos químicos, como o ácido peracético.

A sanitização com ozônio preserva a integridade do produto final, sem alterar o sabor e a qualidade da bebida. Trata-se de uma alternativa ecológica, que não gera resíduos tóxicos ao meio ambiente.

Por ser um gás natural produzido no local, não necessita de estocagem, preparo e descarte. Ele também é muito eficaz na preservação de barris e a ajuda a manter a estabilidade microbiológica dos tanques de fermentação.

Continue lendo este artigo para entender mais sobre como o ozônio pode atuar no controle de micro-organismos e prevenção da contaminação na cerveja no processo de produção de cerveja.

A ocorrência de contaminações durante a produção é altamente prejudicial ao produto final, trazendo várias consequências como:

  • Redução no teor alcoólico;
  • Presença de odores e sabores indesejados;
  • Aparecimento de turbidez;
  • Menor estabilidade da espuma;
  • Danos à saúde do consumidor.

O ácido peracético é o químico sanitizante mais utilizado dentro das cervejarias, mas o seu uso em processos de CIP (Clean in Place) e sanitização de garrafas, latas e barris pode acarretar em vários problemas.

Entre eles, pontuamos a geração de resíduos químicos no produto final e também nos efluentes da cervejaria que, devido ao seu teor ácido, necessitam de neutralização antes de serem descartados.

O ácido requer cuidados específicos em sua compra, manuseio e estocagem. Além disso, traz sérios riscos aos operadores por ser altamente tóxico e corrosivo.

Principais benefícios do uso do ozônio para a produção de cerveja

O ozônio em cervejarias garante um alto padrão de qualidade em sua produção. A seguir, destacamos alguns dos benefícios da inclusão dessa tecnologia em sua cervejaria:

● Eliminação de patógenos

O ozônio é um poderoso agente oxidante que age interferindo no metabolismo das células dos micro-organismos, inibindo e bloqueando o sistema enzimático, o que causa sua destruição.

Espécies de micro-organismos, incluindo bactérias Gram-positivas, Lactobacillus, Pediococcus, Gram-negativas, Pectinatus, Megasphaera, leveduras selvagens, Saccharomyces, entre outros micro-organismos, são completamente destruídos pela ação do ozônio.

● Reduz consumo de água e produtos químicos

O uso do ozônio permite a reutilização da água em processos de sanitização, reduzindo o seu consumo em mais de 70%.

Além disso, também elimina a necessidade de produtos químicos na sanitização, como o ácido peracético.

Isso ocorre porque o ozônio é formado a partir do oxigênio do ar e sua atuação não deixa resíduos. Dessa forma, a água utilizada no CIP de um tanque pode ser reutilizada em outro CIP.

● Não altera as características do produto final

A sanitização com ozônio preserva a qualidade do produto final, pois não deixa resíduos químicos. 

Características essenciais da cerveja como cor, sabor e odores são mantidas, garantindo a qualidade do seu produto.

● Não gera resíduos nocivos

O ozônio é produzido a partir do oxigênio do ar e se decompõe rapidamente, sem deixar resíduos nocivos que precisam ser adequados para descarte, como ocorre com o uso de ácido peracético.

● Economia de tempo e energia

A ação do ozônio é rápida e eficaz. Através do seu uso é possível reduzir o tempo gasto com a sanitização e a energia utilizada em, pelo menos, 50%.

Trata-se de um gás natural produzido a partir do oxigênio presente no ar que respiramos, através da tecnologia de plasma frio. É conhecido mundialmente por ser uma tecnologia sustentável.

cerveja artesanal

Aplicações do ozônio em cervejarias:

O uso do ozônio é altamente eficaz em várias etapas do processo de higienização em cervejarias. Conheça algumas dessas aplicações:

● Sanitização em processos de CIP (Clean in Place)

O ozônio é uma excelente solução para substituir o ácido peracético nos processos de sanitização de superfícies internas de tubulações e tanques de produção de cerveja.

● Envase

Durante o envase, o ozônio pode ser utilizado nos procedimentos de higienização de barris, garrafas e latas. 

Leia também: Cerveja Artesanal: Como melhorar a limpeza de equipamentos e garrafas.

● Tratamento de efluentes

Utilizado na etapa de desinfecção do tratamento de resíduos nas cervejarias, o ozônio é uma ótima ferramenta para melhorar significativamente parâmetros de controle exigidos por lei como odor, DBO (demanda bioquímica de oxigênio), DQO (demanda química de oxigênio) e turbidez, adequando o efluente para ser lançado ao meio ambiente com o menor impacto ambiental.

● Tratamento da água para produção

O uso do ozônio no tratamento da água utilizada para a produção de cerveja elimina micro-organismos, resíduos de cloro e matéria orgânica.

Este processo é capaz de melhorar significativamente a qualidade da água, refletindo na melhoria da bebida produzida.

● Higienização do ambiente

O uso da água ozonizada pode ser útil na higienização geral do ambiente da cervejaria. Ela pode ser aplicada em diversos locais como chão, paredes, superfícies externas dos equipamentos e todos os utensílios que entram em contato com a produção.

Ademais, em sua forma gasosa, o ozônio pode ser utilizado para descontaminar o ar em ambientes que contém mofo e micro-organismos, como bactérias e fungos, por exemplo.

Copos de cerveja - produção de cerveja com uso ozônio na higienização

Os benefícios do ozônio, combinados com a tecnologia e suporte técnico oferecido pela equipe de engenheiros e especialistas da Wier, são uma opção altamente eficaz e inovadora para otimizar o processo de sanitização dentro da sua cervejaria.

Quer saber mais sobre esta tecnologia? Clique aqui e entre em contato com nossos especialistas e descubra qual sistema de ozônio é adequado para suas instalações e otimize sua produção de cerveja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *