Como limpar o quarto do hotel com mais eficiência

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O setor hoteleiro passou por mudanças importantes nos últimos anos. A oferta de leitos aumentou (segundo pesquisa do IBGE são mais de 2,4 milhões em todo o Brasil) principalmente pela chegada de novos modelos de hospedagem, com quartos mais funcionais.

Por isso, a disputa pelo hóspede ficou mais acirrada e não é só o preço que conta para conquistá-lo. A qualidade do serviço e a limpeza do quarto influenciam bastante na decisão final. Até porque são pontos que estão sempre em destaque nos sites de avaliação.

No caso da limpeza, o hotel deve sempre tratar o assunto como prioridade e adotar ações eficientes para que o hóspede encontre o quarto sempre impecavelmente limpo. Isso porque muitas vezes a falta de cuidado com a limpeza fica visível na poeira nos móveis ou no mofo na parede.

Com um Smartphone em mãos, o hóspede incomodado poderá tirar fotos e compartilhar em suas redes sociais e até em sites de avaliação, o que não será nada bom para o hotel.

Por isso, reunimos neste post dicas sobre como limpar o quarto do hotel com mais eficiência. Confira a seguir:

Rotina e treinamento

  • Avalie a rotina de limpeza que o hotel possui atualmente: Está apresentando resultado? Que tipo de limpeza é feita? É uma limpeza aparente ou é uma “limpeza pesada”? O papel da governanta é fundamental para avaliar o trabalho e propor melhorias na rotina de limpeza dos quartos.
  • Crie critérios para avaliar a qualidade da limpeza: De qualquer forma, mesmo se não contar com o trabalho de uma governanta, para limpar o quarto com mais eficiência, avalie como vem sendo feito o trabalho e que mudanças precisam ser feitas para que o trabalho dê resultados mais positivos. Estude criar critérios para que a qualidade da limpeza seja analisada e alcance o patamar desejado.
  • Confira a frequência com que a limpeza é feita: Pode-se fazer a limpeza de forma alternada, diariamente ou a cada dois dias. Leve em conta a taxa de hospedagem do hotel,  e intensifique a limpeza de acordo com a demanda.

Valorize a opinião do seu hóspede sobre a limpeza do quarto

Nesta etapa de avaliar rotina e treinamento, outra medida a ser adota é uma pesquisa de satisfação do hóspede. Pergunte:

  • O quarto estava limpo, de acordo com sua expectativa?
  • Havia algum mau odor ou sinal aparente de mofo?
  • Havia algum cheiro, como o de cigarro, impregnado no ar?
  • Havia sinal de poeira nos móveis?
  • O banheiro estava limpo e higienizado?
  • De 0 a 10, qual nota dá para a limpeza do quarto?
  • De 0 a 10, quanto a limpeza do quarto influência na decisão de se hospedar novamente no hotel?
  • O que considera mais importante na limpeza do quarto?

Esse tipo de obtenção de dados ajuda a desenvolver melhorias assertivas a partir da visão do cliente. 

Também é um meio de demonstrar que o hotel está interessado na opinião do hóspede antes mesmo que ele possa tornar público nos sites de avaliação qualquer tipo de insatisfação.

Soluções eficientes

  • Logística de limpeza: começar sempre pelo fundo e terminar na porta para evitar que o pó se acumule em lugares que já foram limpos.
  • Evite a contaminação: Outra dica é aplicar limpador de vidros nos espelhos. Na limpeza do banheiro, é recomendado usar panos diferentes para limpar o vaso sanitário e a pia para evitar contaminação.
  • Eliminar os contaminantes que causam maus odores e mofo: É certo que varrer, passar o aspirador, encerar o piso, tirar o pó de móveis e luminárias, trocar roupa de cama, recolher o lixo e limpar o banheiro são ações importantes, mas não são suficientes para lidar com maus odores e o surgimento de mofos.
  • Para suprir isso, uma das ações que o hotel pode passar a adotar é a higienização dos quartos de hotel com o uso de um gerador de ozônio, como o fabricado pela WIER.

Conheça os geradores de ozônio

As propriedades do gás ozônio, com seu alto poder oxidante, combate com eficiência maus odores impregnados, como os causados pelo uso de cigarro, e micro-organismo, como bactérias, ácaros e fungos de mofo.

  • Com o gerador, a equipe de limpeza higieniza e desodoriza os quartos do hotel de forma natural. Elimina o uso de produtos químicos, também justifica o interesse cada vez maior do setor hoteleiro neste tipo de tecnologia sustentável.
  • A praticidade é outro sinal da eficiência do gerador de ozônio na limpeza do quarto de hotel. Pode ser implementada sem dificuldade na rotina da equipe de camareiras e faxineiras.
  • É só abrir as portas de armários e gavetas, ligar o gerador na tomada e fechar a porta. A aplicação ocorre uma única vez, por 20 minutos e de forma automatizada por meio do temporizador. Em seguida o quarto já pode voltar a ser usado novamente, livre dos maus odores e do mofo.

Seu hotel quer ter uma limpeza mais eficiente? Consulte a equipe da WIER para conhecer a linha de gerador de ozônio ideal para o setor hoteleiro.

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